quarta-feira, 4 de agosto de 2010

De novo o dilema da quadra

Há cerca de um ano e meio a dois anos, nós moradores, decidimos por unanimidade, em assembléia, proibir o uso da quadra de tênis para o futebol dos meninos do prédio. Sob os fortes argumentos de que o futebol traria garotos de fora do prédio pra cá, piorando o controle sobre a turma e o fato de que o futebol é um esporte de contato onde ânimos são exacerbados o que resultaria em barulho e possíveis brigas, optamos por fechar a quadra aos futebolistas e deixá-los do lado de fora.
Passado este tempo observamos os garotos e sua ocupação no P. Eles continuam jogando o futebol quer tenham espaço ou não. Não há como proibir essa brincadeira. Pelo menos nunca se impôs essa restrição com firmeza. Fato é que o futebol fora da quadra tem causado barulho, tumulto, desgaste do pilotis além de segregar as crianças menores.
Queremos propor novamente na próxima reunião de condomínio a ser relizada dia 23 de agosto (segunda-feira) que os meninos joguem bola na quadra no propósito de se evitar quebras ao condomínio e reduzir o barulho. Vamos discutir alternativas mas a ideia é que sejam SÓ GAROTOS(AS) até 15 anos, em horários pré-estabelecidos, sem a presença de garotos "estrangeiros", só prata da casa, mesmo e com calçados adequados. Alterar o espaço no P visando atender essas crianças é bobagem e um gasto exorbitante, que evolveria obras e alteração do projeto original do prédio. Uma vez que temos um espaço já delimitado e cercado acho mais conveniente que se utilize dele com parcimônia. A quadra está sub-utilizada e pode nos servir para isso. Não queremos alterar o projeto da quadra, muito menos prejudicá-la, acreditamos que ela é nosso patrimônio e essas crianças, que hoje se aglutinam no futebol, em um futuro próximo estarão praticando tênis e dividindo a quadra com os novos adeptos da pelota.
Vale lembrar que em setembro estaremos com os novos funcionários da noite, que permitirão o uso moderado e supervisionado da quadra pelas crianças.
É bom que se diga que a quadra é prioritária ao tênis e se um morador desejar jogar não há futebol que resista.
Se aprovado, o projeto futebol na quadra entrará em caráter experimental, não mais poderá ser praticado fora da quadra e o primeiro desrespeito às normas terá efeito suspensivo.